sábado, fevereiro 11, 2006

Lumege, ou Lumeje?


Lembram-se da questão aqui levantada acerca da grafia correcta do topónimo Lumege?
Ao nosso blog chega mais um testemunho interessante, que nos enviou Armando Monteiro: esta foto, registada à saída do Luso (hoje Luena), que nos dá conta da existência, no tempo da nossa permanência em Angola, desta placa de informação rodoviária onde se escreveu Lumege.

O próprio autor da foto comentou que, à falta de melhor prova, a tradição faz lei. Ora, estou hoje cada vez mais inclinado para a convicção de que a grafia Lumeje se terá disseminado recentemente. Portanto, abastardando uma predominância que existia. Sempre fui atento a estas questões da linguística e lembro-me de, em Angola, há portanto 35 anos, ter indagado acerca desta mesma dúvida. E, embora sem justificação etimológica, criei a convicção de que a grafia correcta era Lumege.

No entanto, tenho dúvidas e às vezes engano-me!...

Quem é Armando Monteiro?
Quem é o autor da foto acima, assinada por Armando Monteiro?
Trata-se do alferes de Transmissões do batalhão 3831, que nos rendeu no Luso.
Durante a sua permanência em Angola fez mais de 500 fotografias, muitas delas divulgadas na internet, designadamente em http://lusoluena.com, um dos vários espaços virtuais que criou ou em que colabora.
Curiosamente, uma outra foto que nos mandou (e será editada brevemente) mostra os brazões de três batalhões, entre os quais o nosso, pintados sobre "rodelas" de tronco de árvore. E... o nosso, fui eu que pintei. Nunca mais na vida iria lembrar-me se não tivesse ocorrido este encontro virtual entre nós ambos! Aliás, há mais! E-mail para lá, e-mail para cá... E chegámos à conclusão de que Armando Monteiro (que é engenheiro e vive no norte) é irmão de um conhecido meu, que reside nas proximidades de Leiria!

Zé Oliveira

2 comentários:

Anónimo disse...

Para ajudar algumas memórias deve dizer-se também que esta placa está colocada junto à passagem de nível do CFB ao pé do Cine-Teatro Luena.

Anónimo disse...

Para ajudar algumas memórias, convém dizer que esta placa está implantada junto à passagem de nível do CFB perto do Cine-Teatro Luena.