sexta-feira, fevereiro 24, 2006




Dia da Mulher no Lumege

Será no Lumege que se centra a celebração provincial do 2 de Março, Dia Nacional da Mulher, promovido pela Organização da Mulher Angolana (OMA). A referida data comemora-se em homenagem às heroínas Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Engrácia dos Santos, Teresa Afonso e Lucrécia Paim, mortas durante a luta de libertação.

Jovem mãe do Lumege (1969/70) - foto do album de Abílio Henriques

A província do Moxico promove, a partir de hoje, sexta-feira, uma campanha tendente a ilustrar a participação da camada feminina nos próximos desafios políticos, no âmbito do Dia Nacional da Mulher. Durante o acto, serão realizados encontros com mulheres inseridas em partidos políticos, função pública e as estrangeiras com estatuto de residentes naquela região do país, bem como haverá palestras dedicadas a "cidadania e a reconstrução nacional" e o "Planeamento familiar e as doenças sexualmente transmissíveis".

Igualmente será discutida "a participação das mulheres nos próximos desafios políticos do país". Segundo o programa que a Angop teve acesso, a jornada, cujo início decorrerá em Luena, contará ainda com visitas à hospitais e postos de parteiras tradicionais.

Informação: AngolaPress, da ANGOP


.

Sem comentários: