sexta-feira, março 03, 2006


.
O Mala e o Camacove

De leitor não identificado, chegou-nos o comentário seguinte:

“Grande confusão; na série de fotografias há o Mala e o Camacove, será? Quem souber por favor, informe para eu não ficar com esta dúvida”.


No Caminho de Ferro de Benguela, conhecido também pela sigla CFB, circulavam dois tipos de comboios, cada um com a sua designação popular: o Mala e o Camacove. O primeiro, comboio de passageiros, transportava a mala do correio; daí o seu nome. Aliás, aqui em Portugal a transporte ferroviário idêntico chamava-se nessa altura o Comboio-correio.

E aquilo que aqui no “puto”* era conhecido por Comboio-mercadorias, chamava-se no CFB o Camacove. Parece-nos ser uma designação onomatopeica (isto é: “palavra cuja pronúncia imita o som da coisa imitada”**).

Na fotografia acima, obtida pelo Fernando Hipólito na estação do Lumege em 17 de Junho de 1970, pode ver-se o Mala prestes a partir.

* Denominação que em Angola se usava popularmente para significar “Portugal”
** Dicionário de Augusto Moreno (Editora Educaçãio Nacional, 1954)

1 comentário:

Anónimo disse...

Camacove, era a designação correcta dos comboios de mercadorias que circulavam nas linhas dos CFB, entre Benguela e Teixeira de Sousa, isto, em território angolano, porque eles também transportavam as mercadorias de e para a república do Zaire, nomeadamente o cobre do Katanga.