segunda-feira, março 27, 2006

.

.
O filho do Sr. Videira contactou-nos
É esta a mensagem que chegou ao nosso blog, recebida de um filho do Sr. Videira, proprietário do Cameia Bar:

«Boa noite!
Fiquei admirado e satisfeito por poder encontrar um Blog com o nome da minha terra. É verdade! Nasci no Lumege em 1959 e gostava de poder obter informações e fotografias desta terra nos confins de África. O meu pai era o dono do Cameia Bar.
Parabéns.

Antonio Videira»

Resposta:
Registamos com muito agrado este seu comentário e o que se segue abaixo.
Aqui tem mais duas imagens da vila do Lumege (hoje cidade). São duas vistas aéreas, obtidas pelo Fernando Hipólito (que foi furriel miliciano no Lumege). A primeira foi obtida em 17 de Agosto de 1970 e a seguinte é datada de Maio do mesmo ano. As duas dão um ângulo muito semelhante, mas não nos parece despropositado publicar ambas.
Para lá do Lumege, distingue-se claramente o bairro nativo do Soba Caiembe.


Ceder-lhe fotos da sua terra? O coordenador do blog não possui, verdadeiramente suas, fotos do tipo que pretende, porque esteve poucos meses no Lumege (foi transferido para o Luso). As que se editam, são propriedade dos autores mencionados. Mas fica o seu apelo ao cuidado deles.
Naturalmente não deixarão de lhe satisfazer o que pretende.

Apesar da curta estada no Lumege, o coordenador do blog conheceu o seu pai, de quem se lembra perfeitamente. Era uma pessoa muito afável.

Outra mensagem:

Reportando-se a duas de um conjunto de fotos que publicamos mais abaixo, António Videira escreve-nos:

«As fotografias nº 3 e 4 [post de Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2006] foram tiradas na festa de despedida dos meus pais quando se mudaram para Silva Porto, penso que em 1971. Gostava de saber os nomes dos militares que aparecem logo na foto de grupo seguinte. A NET permite realmente coisasa quase impossíveis. Cumprimentos.»

Resposta:

As fotos que refere documentam realmente a festa de despedida de seus pais. Não divulgámos o nome deles, por uma questão de ética. Só a eles (ou a si) caberia divulgar essa informação. Conforme fez e agradecemos. Essa festa (foto abaixo) decorreu em 30 de Dezembro de 1970, conforme Fernando Hipólito registou no verso desta sua foto que segue. À direita, identifica-se o sr. Jorge Mouta, chefe da estação de Caminho de Ferro.

Quanto às identificações que refere, neste momento poderíamos fornecer-lhe cerca de metade dos nomes. Mas vamos melhorar essa informação e fornecer-lha aqui, dentro em breve. Fique atento.

Sem comentários: