sexta-feira, março 17, 2006

Angola é habitada
.
desde a pré-história
Pesquisa e foto de Abílio Henriques

O território angolano é habitado desde a pré-história conforme mostram vestígios de presença humana encontrados nas regiões de Luanda, Congo e Namibe.

Posteriormente, houve grandes migrações de povos vindos de Norte - os Bantus - tecnicamente mais avançados que facilmente se impuseram aos habitantes então dominantes. Dispersando-se na vastidão de Angola, os Bantus foram-se constituindo em grupos, que deram origem às actuais etnias.

No século XIII a estruturação social e política de alguns destes grupos origina o reino do Congo que se estende do rio Kwanza até ao Gabão, no sentido Norte-Sul e da Costa Atlântica ao rio Kwango no sentido Oeste-Leste.

MáscaraMáscaraMáMáscara Quioca (zona do Lumege-Cameia)


Outros reinos se foram constituindo dando a todo o território uma organização política e social equilibrada.Esta é a situação que em 1482, Diogo Cão, vai encontrar quando á frente de uma frota portuguesa chega à foz do Rio Zaire. Estabelecem-se, a partir de então, relações cordiais entre os portugueses e os soberanos do reino do Congo, e iniciam-se intensas trocas comerciais.

Esta relação amistosa vem a ser quebrada quando Paulo Dias Novais iniciou a ocupação e administração directa da orla costeira através do estabelecimento de várias capitanias.

Paralelamente, iniciou-se o comércio de escravos face às necessidades de mão-de-obra no Brasil que se manteve até ao século XIX, quando Sá da Bandeira conseguiu aprovar em Portugal legislação a abolir a escravatura.


A partilha de África pelos países europeus convencionada na conferência de Berlim em 1884/1885 obrigou os portugueses a uma prolongada luta pela ocupação e administração de todo o território, que só foi atingida no final da 1ª Guerra Mundial.

A pacificação então alcançada, começou a ser perturbada no início da década de 50 pela emergência de movimentos nacionalistas cujas reivindicações de autonomia, não satisfeitas, determinaram uma guerra de libertação de 1960 a 1974, ano em que a queda do regime ditatorial vigente em Portugal conduziu à independência efectivada a 11 de Novembro de 1975.

Na guerra de libertação tinham participado activamente três movimentos o MPLA, a FNLA e a UNITA, apoiados por interesses divergentes a nível internacional que face à saída do inimigo comum, Portugal, se envolveram numa guerra civil pelo poder ganha parcialmente pelo MPLA com ajuda de Cuba.

No entanto a UNITA continuou a oferecer resistência ocupando vasta zona do planalto Central, situação para que se procurou solução através de vários acordos internacionais, nunca cumpridos, e que só ficou resolvida com a morte do lider da UNITA no início de 2002, no leste de Angola, zona de Luena (ex Luso) de onde, aliás, era natural, filho de um ferroviário.

Angola entrou então noutra fase da sua história e de esperança de uma paz duradoura.

Transcrito de http://www.eltangola.com/turismo e acrescentado por nós no penúltimo parágrafo

Sem comentários: