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O Mala e o Camacove
De leitor não identificado, chegou-nos o comentário seguinte:
“Grande confusão; na série de fotografias há o Mala e o Camacove, será? Quem souber por favor, informe para eu não ficar com esta dúvida”.
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No Caminho de Ferro de Benguela, conhecido também pela sigla CFB, circulavam dois tipos de comboios, cada um com a sua designação popular: o Mala e o Camacove. O primeiro, comboio de passageiros, transportava a mala do correio; daí o seu nome. Aliás, aqui em Portugal a transporte ferroviário idêntico chamava-se nessa altura o Comboio-correio.
E aquilo que aqui no “puto”* era conhecido por Comboio-mercadorias, chamava-se no CFB o Camacove. Parece-nos ser uma designação onomatopeica (isto é: “palavra cuja pronúncia imita o som da coisa imitada”**).
Na fotografia acima, obtida pelo Fernando Hipólito na estação do Lumege em 17 de Junho de 1970, pode ver-se o Mala prestes a partir.
* Denominação que em Angola se usava popularmente para significar “Portugal”
** Dicionário de Augusto Moreno (Editora Educaçãio Nacional, 1954)
1 comentário:
Camacove, era a designação correcta dos comboios de mercadorias que circulavam nas linhas dos CFB, entre Benguela e Teixeira de Sousa, isto, em território angolano, porque eles também transportavam as mercadorias de e para a república do Zaire, nomeadamente o cobre do Katanga.
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