domingo, julho 16, 2006

Postos Médicos e Escolas

Vinte e um postos de saúde e 18 salas de aulas serão inaugurados, este ano, no município de Lumeje-Cameia, para suprir as dificuldades que a população local enfrenta, disse hoje o Administrador Municipal, Nea Augusto.

A construção e reabilitação daquelas infra-estruturas é feita com base em recursos locais e conta com o apoio das autoridades tradicionais e população em geral. No sector de saúde, segundo afirmou Nea Augusto, para além da conclusão destes projectos, ainda em curso, o município necessitará de pelo menos de 50 técnicos, numa primeira fase, para juntar aos outros 54 enfermeiros já existentes para cobrir a rede sanitária. Uma ambulância e uma viatura de apoio aos serviços de saúde fazem parte da lista de necessidades daquele sector apontadas pelo administrador municipal.

O hospital municipal atende uma média de 50 a 80 pacientes nas consultas externas, com registos frequentes de malária, diarreias agudas, infecções respiratórias, gastrites, conjuntivites, sarna e infecções transmissíveis sexualmente.

No sector de educação considera que a conclusão da construção das novas salas de aulas vai permitir enquadrar no próximo ano lectivo, os três mil e 500 alunos em idade escolar que ficaram este ano fora do sistema normal de ensino. Adiantou que o município necerssita de 70 quadros docentes para cobrir a rede escolar em toda a sua extensão.

Sem comentários: