segunda-feira, julho 10, 2006

Obras no Lumege

O Governador Provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos "Liberdade", mostrou-se ontem, domingo, satisfeito com o grau de execução das obras de construção e reabilitação de infra-estruturas sociais em curso nos municípios do Leua e Lumege-Cameia.

No município do Lumege-Cameia, ultima fase desta deslocação, o governador viu as obras de construção de raiz de uma escola do I nível, com três turmas e de reabilitação dos sistemas de fornecimento de energia eléctrica e água potável.

O governador, que falava no termo de uma visita de ajuda e controlo efectuado naquelas localidades, salientou que as obras, realizadas no âmbito do programa de aumento e melhoramento dos serviços básicos as populações, correm a bom ritmo. No Léua, a primeira paragem, João Ernesto "Liberdade" visitou, na comuna de Liangongo, os trabalhos de construção de raiz de uma escola do primeiro nível, com três salas de aulas, para albergar mais de 300 crianças, que estudam por baixo das árvores. A escola, primeira a ser erguida na circunscrição de Liangongo, cujos trabalhos, a cargo da empresa de construção civil "Pérola LDA", tiveram inicio em Maio último e terminam em Setembro. Ainda no Léua, foi constatado o andamento das obras de reabilitação e apetrechamento do hospital municipal e o sistema de captação e tratamento de água potável, a cargo da empresa Portuguesa "Kalipre", que se encontram em fase avançada.
(Informação de AngolaPress)

Salários em atraso vão ser pagos
Os funcionários da Saúde e educação nos municípios de Lumeje-Cameiado, Alto-Zambeze, Bundas, e Moxico (sede) vão receber nos próximos dias os seus salários em atraso referentes aos meses de Março a Junho deste ano. A garantia foi dada hoje pelo Governador Provincial do Moxico, João Ernesto dos santos "Liberdade", assegurando que a Delegação Provincial das Finanças já tem as contas regularizadas para o levantamento do valor correspondente. Em relação ao efectivo do sector da Educação, serão pagos apenas os salários em atraso de dois meses, Maio e Junho de 2006, indicou. João Ernesto dos Santos justificou que o atraso de pagamento de salários se deveu ao ingresso do novo pessoal nestes sectores (saúde e educação), o que criou constrangimentos que acabam de ser reajustados no fundo salarial da província. O governador esclareceu que os salários não foram pagos antes porque faltava a cobertura orçamental e os parcelares foram actualizados e adicionados na conta da província, pelo Ministério das Finanças no mês passado.
(Informação de AngolaPress)

Sem comentários: