sexta-feira, janeiro 27, 2006

Neste blog, há liberdade de expressão

Há memórias que dói recordar.

A Guerra Colonial, na qual participámos, está carregada de memórias dolorosas, embora nós tenhamos tido a sorte de militar numa Companhia que trouxe de volta todos os seus homens, sãos e salvos.

Mesmo assim, alguns de nós trouxeram episódios na bagagem da sua memória que poderão porventura ser difíceis de escrever, ser difíceis de ler. Mas é preciso que os relatemos. Com a crueza que porventura encerrem, porque a História quere-se feita de verdades inteiras, não de meias verdades.

Creio poder dizer que interpreto o sentimento de todos os que vão colaborar neste espaço de informação, quando afirmo que, por mais brutais que sejam os relatos aqui divulgados, eles não reflectem o mínimo menosprezo para com quem quer que seja estivesse de que lado estivesse do "arame farpado".

As contingências da guerra não devem ser escamoteadas, antes assumidas.

É por isso que, como um dos responsáveis pelo arranque desta espaço de informação/memória, afirmo: a liberdade de expressão nunca deve ter qualquer condicionamento. Apenas deve ter em conta o respeito para com os outros.

José Oliveira

Sem comentários: