sábado, outubro 06, 2007

Chafinda era bonita
Armando Monteiro, que foi alferes do Batalhão que nos rendeu, é presença regular deste blog.

Infelizmente, devido a um desencontro de correspondência só agora chega ao nosso conhecimento esta achega acerca de Chafinda, em resposta a uma pergunta que lhe havíamos feito. Pedimos desculpa pelo desencontro e agradecemos mais esta colaboração.

Em Chafinda estava aquartelada a C.Caç. 2678, agregado ao nosso Batalhão. Ainda ficou, após o nosso regresso, pois tinha chegado a Angola depois de nós.


Chafinda era bonita, mas não recomendada para turismo. Pergunta-me se a foto da C.Caç 2678 foi lá tirada, por esse motivo lhe envio a foto do edifício principal do destacamento com uma HK 21 bem lá no alto do posto de vigia, e o emblema da C.Caç. 2678 bem pintado na parede.

A picada para Chafinda é que não era nada recomendável, pois era frequentemente minada, mas lá que era muito fotogénica também era verdade, veja-se o dramatismo da situação e o cenário em que as coisas se desenrolavam, onde estava a próxima mina, de onde viria o próximo tiro?

Mas vista do ar era outra coisa, trata-se de quedas do Rio Luena que corre para a Cameia a caminho do Zambéze, ou seja toda esta zona pertence já à África oriental, motivo da cobiça dos ingleses aquando da questão do mapa-côr-de-Rosa.

Armando Monteiro

3 comentários:

lusocambuta disse...

pois tambem estive em Chafinda essa linda terra 3 meses e 20 dias fiquei emocionado ao ver esse local maravilhoso tenho algumas fotos não envio por não dominar bem a informática .
Um abraço a todos quantos por aí passaram

Anónimo disse...

Eu também estive em Chafinda, pois pertenci à c.caç.2678, a Companhia estava situada no LEUA ,em Chafinda estava apenas um pelotão em destacamento.

Anónimo disse...

Eu também estive em Chafinda, pois pertenci à c.caç.2678, a Companhia estava situada no LEUA ,em Chafinda estava apenas um pelotão em destacamento.