domingo, julho 12, 2009

O jornalismo possível
"A Grande Excursão"
Como vimos na postagem anterior, o momento do nosso embarque para Angola com destino à guerra colonial, há 40 anos completados hoje, constituíu a matéria noticiosa mais importante desta página da edição do dia seguinte de O Século, embora não tivesse passado de uma foto-legenda.
.
Para ampliar, clicar sobre a imagem

Calor de Lisboa
O título "Do Calor de Lisboa para o Calor dos Trópicos" não é apenas uma inocente referência meteorológica. Até porque, se bem me lembro, não estava demasiado calor na manhã do nosso embarque. A intenção do jornalista foi outra: aludia às acaloradas disputas pelo poder que minavam o marcelismo, empossado um ano antes (Salazar caíra da cadeira a 3 de Agosto de 1968 e viria a morrer um ano depois do nosso embarque, a 27 de Julho de 1970).
O "Calor de Lisboa" insinua a "guerra" da oposição, designadamente a actividade da "Ala Liberal". E o "Calor dos Trópicos" tem mais a ver com o "clima" da guerra de guerrilha do que com o registo dos termómetros.

O contexto da página
Vale a pena analisar o contexto geral da página em que saíu a matéria noticiosa.
Sendo O Século o matutino mais corajoso da imprensa diária portuguesa, os seus jornalistas passavam habitualmente para os leitores mensagens quase cifradas, confiados na falta de agilidade mental dos censores.
Vejamos o restante conteúdo desta página:

Convite para conferência de brasileiro
Por cima da nossa notícia, portanto em posição mais importante do que ela, não obstante tratar-se de mero anúncio, era dirigido um convite feito pelo Sindicato Nacional dos Profissionais de Escritório para uma conferência de um professor universitário brasileiro. O envio de tropas (nós) para uma operação de colonização era confrontado, através do alinhamento de paginação, com um testemunho de desenvolvimento de um Brasil descolonizado. De onde vinha um professor ensinar-nos coisas.

Sistema para alimentação de gados
A notícia que vinha abaixo da nossa, falava de gados e criadores. Provavelmente na alusão possível ao modo como eram reunidos, preparados e enviados para África estes verdadeiros carregamentos de carne humana.

A Grande Excursão
Imediatamente abaixo do "Novo sistema para Alimentação de Gados", a agência Abreu publicava um anúncio intitulado "A Grande Excursão". Não foi inserido imediatamente a seguir à nossa notícia, para não se tornar demasiado evidente aos olhos da censura.

Uma Portuguesa Desapareceu
Na coluna a seguir à foto da nossa partida, é noticiado o desaparecimento de uma portuguesa. Se é certo que a nossa Companhia teve a felicidade de terminar a sua participação na guerra colonial sem baixas, a verdade é que alguns dos que connosco embarcavam naquele dia não regressaram com vida. Desapareceram no mundo dos vivos.

União Nacional de Viana do Alentejo
A coluna termina com uma curta informação de Évora: Posse da comissão da União Nacional, o partido único. Foi uma forma habilidosa que o jornalista de serviço ao fecho da página encontrou para "rubricar" a informação subliminar que estava a passar. Como quem diz "isto acontece porque temos um partido único".

Ser Enfermeira
Mas as mensagens subreptícias iam continuar. Um anúncio maior do que a nossa notícia poderia ter ido parar a outra página, mas foi inserido nesta porque tinha tudo a ver: se partem militares para Angola, "Chegou a altura de seres enfermeira!"

Pastilhas Rennie
Pelo mesmo raciocínio, para digerir a situação resta aos portugueses a "força digestiva" das pastilhas Rennie, cujo anúncio fecha a página.

Conforto Europeu
Um anúncio de automóveis alude à "qualidade alemã e o conforto europeu", numa altura em que nós éramos o único país da Europa a sofrer o desconforto de uma guerra colonial de três frentes.

Perigo e Morte
Numa aparente alusão mórbida igualmente subliminar, dá-se conta de um iate em perigo, na página onde se publica o nosso embarque!... E noticiam-se as consequências da morte de dois farmacêuticos.

Sem comentários: