sábado, outubro 06, 2007

Contador foi recolocado
Acaba de ser reinstalado o contador de visitas, que estava inoperativo desde há bastante tempo, devido a causa desconhecida.
Como se perdeu a referência de números de visitas, mas considerando que havíamos registado 5.454 visitantes em 30 de Março de 2007, decidimos calcular uma média com os dados disponíveis. E, usando essa média, atribuímos 7.894 visiantes até à data de hoje. É a partir desse valor que o contador continua a contagem.
Chafinda era bonita
Armando Monteiro, que foi alferes do Batalhão que nos rendeu, é presença regular deste blog.

Infelizmente, devido a um desencontro de correspondência só agora chega ao nosso conhecimento esta achega acerca de Chafinda, em resposta a uma pergunta que lhe havíamos feito. Pedimos desculpa pelo desencontro e agradecemos mais esta colaboração.

Em Chafinda estava aquartelada a C.Caç. 2678, agregado ao nosso Batalhão. Ainda ficou, após o nosso regresso, pois tinha chegado a Angola depois de nós.


Chafinda era bonita, mas não recomendada para turismo. Pergunta-me se a foto da C.Caç 2678 foi lá tirada, por esse motivo lhe envio a foto do edifício principal do destacamento com uma HK 21 bem lá no alto do posto de vigia, e o emblema da C.Caç. 2678 bem pintado na parede.

A picada para Chafinda é que não era nada recomendável, pois era frequentemente minada, mas lá que era muito fotogénica também era verdade, veja-se o dramatismo da situação e o cenário em que as coisas se desenrolavam, onde estava a próxima mina, de onde viria o próximo tiro?

Mas vista do ar era outra coisa, trata-se de quedas do Rio Luena que corre para a Cameia a caminho do Zambéze, ou seja toda esta zona pertence já à África oriental, motivo da cobiça dos ingleses aquando da questão do mapa-côr-de-Rosa.

Armando Monteiro
Chegou correio
Este blog, embora criado essencialmente para estreitar as velhas amizades entre os membros da ex C.Caç. 2544, tem sido plataforma de encontro de outros que, não tendo sido nossos companheiros próximos nem familiares respectivos, aqui serão sempre bem recebidos.
Temos o maior gosto em ajudar aos reencontros.
Segue uma mensagem recebida hoje:

Sandra disse...
Olá a todos,

não sei se estão recordados de mim, mas o meu nome é Sandra Cabaços, filha de José Cabaços, deixei uma foto da 20ª Companhia no mês de Abril e recebi este fantástico mail tantos meses depois:

"Sandra,Você não me conhece mas, verifiquei na internet e encontrei algo sobre os trinta e oito anos passados do meu tempo de serviço militar e, naturalmente dos bons amigos que lá conheci , que foram os meus camaradas de armas. Mais ainda, quando eu vi na fotografia os camaradas e amigos que, inclusive eram do meu grupo de combate, que era o 1°, da 20ª C.Cmds, a saudade bateu forte!Diz ao teu Pai (Cabaços e Ruivo das Neves e aos outros) que eu sou o Furriel C.Cmd. Ramos Gonçalves.(...)"

Este senhor encontra-se no Brasil, fica aqui esta mensagem; caso alguém o deseje contactar, enviem-me um mail para sandra.cabacos@gmail.com que eu farei chegar a mensagem.
Cumprimentos a todos...
Sandra Cabaços

Sábado, Outubro 06, 2007