domingo, dezembro 31, 2006

No município de Lumeje - Cameia, vai ser construída uma escola com seis salas de aulas e um centro de saúde.
A iniciativa insere-se no âmbito do Programa de Investimentos Públicos e foi divulgada no Conselho da Província do Moxico reunido sexta-feira última no Luena, ( ex Luso) na sexta sessão extraordinária que apresentou o Orçamento Geral do Estado para o exercício económico 2007/08. Orientado pelo governador provincial do Moxico, João Ernesto dos santos "Liberdade" o encontro decidiu construir .A reunião recomendou a direcção provincial do comércio e da agricultura a estudarem mecanismos mais expeditos que visam a comercialização no próximo ano de produtos da cidade no campo e vice-versa.Aconselhou que este estudo deverá incluir as formas da aquisição de tractores de esteira e duas máquinas descascadoras de arroz, para a preparação da campanha agrícola que se avizinha.Relativamente ao sistema de barbarização dos salários dos funcionários públicos, a reunião concluiu ter havido contactos a nível central para a abertura de mais balcões do Banco de Poupança e Crédito (BPC) nesta província para evitar enchentes registados no único balcão existente.A sexta sessão extraordinária tomou conhecimento do projecto de construção de pontes de madeira e metálicas na província, pelo programa alimentar mundial (PAM), tendo constatado cinco pontes por concluir.O encontro autorizou a tercialização dos mercados existentes na cidade do Luena aos empresários interessados para a sua melhor gestão.

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Continuação de "Eu estive em Chafinda"
Alguém os conheceu?
Não fizemos grande habilidade em acertar que este nosso visitante cá do "sítio" estaria provavelmente no estrangeiro. A mensagem não trazia acentos nem cedilhas, portanto, elementar, meu caro watson!

E isso mesmo, estou fora de Portugal desde 1975, embora faça visitas frequentes. Estou a residir nos arredores de New York. Como tempo é coisa que vou tendo com abundância, passo algum passeando por sites que têm algo a ver com o meu passado. Quando estive em Chafinda, o alferes era o Nelson e os furrieis de infantaria eram o Moura e o Baptista, não sei se conhecem algum deles. A minha secção (artilharia) era composta por tropa nativa. Uma boa noite e até uma próxima.

Jose Maciel


Não será muito provável que alguém da 2544 tenha conhecido os camaradas apontados abaixo, mas não é impossível. Alguém conheceu?

As Boas Festas do Abílio Henriques

(...)Vou aproveitar para deixar aqui um comentário relativo ao período que se avizinha. Não se lembram? Eu recordo os Natais (dois) passados no Lumege, as duas primeiras vezes que não passava o Natal com a minha família. Em contrapartida foram passados com uma segunda familia extraordinária, sim os camaradas, todos exemplos de tudo quanto tem de bom a raça humana, companheiros amigos, foi com eles que aprendi a ser homen, a sentir o que é a amizade fraterna, a palavra amiga nos momentos mais difícies.

Então desejo a todos que tenham um santo NATAL e que o próximo ano lhes traga as maiorse venturas e alegrias. Um braço fraterno para todos.

Abílio Henriques

segunda-feira, dezembro 18, 2006

.
.
Segundo o jornal electrónico AngolaPress de ontem:
Novo administrador municipal do Lumege-Cameia
Relançamento do sector agrícola é uma das prioridades

O novo administrador do município de Lumege-Cameia, Rodrigues Chipango Sacuaha, nomeado na semana passado, no quadro da remodelação governamental realizada na província, foi apresentado hoje a população local.

Na ocasião, o governador Provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos "Liberdade", ao apresentar o administrador apelou a população a colaborar exercício do seu mandato.

Rodrigues Sacuaha que até então era o primeiro- secretário Provincial da JMPLA no Moxico e chefe de Departamento dos Desportos da direcção local substituiu ao cargo, Noa Augusto que agora passa a responsavel da Comissão Provincial Eleitoral.

No mesmo acto, o governador provincial apresentou igualmente, o administrador municipal adjunto daquela circunscrição, Benjamim José.No primeiro contacto com a população de Lumege-cameia, o novo responsável adiantou que o saneamento básico, reabilitação e construção das infra-estruturas sociais constitui a prioridade do seu programa de acção.

O relançamento do sector agrícola e a mobilização da população para aderirem aos postos de registo eleitoral são entre outras preferências de Rodrigues Sacuaha.

Localizado a 102 quilómetros a leste do Luena, o município do Lumege-Cameia conta actualmente com mais de 45 mil habitantes na sua maioria camponeses e pescadores.
.
.
.
Acaba de nos chegar este apontamento das memórias de um leitor do blog Lumege.
Bom seria que ele mandasse outras evocações dos seus tempos de Angola! Ele e outros!
(É certo que o Abílio Henriques mandou um relato há uns meses atrás, mas infelizmente perdeu-se aqui entre os bytes e os bits do computador... Falta de cuidado e de organização do coordenador do blog, está bom de ver!... Mas quando eu reencontrar o Abílio pago a multa sob a forma de um almoço e depois ele refaz o texto. Combinado, Abílio?).
Outta coisa: Algo me diz que o José Maciel está fora de Portugal. Acertei?

José Maciel:
"Eu estive em Chafinda"
Eu estive em Chafinda de Março a Junho de 1971, pertencia a BTR 522, sediada no Luso. Em Chafinda tínhamos um furriel, um cabo e uns 4 ou 5 soldados para operar o obus 88. Estávamos anexados a um pelotão de infantaria, cuja companhia estava no Léua. A nível de soldados e cabos, todo o pessoal era da Madeira. O alferes e os furrieis eram do continente. O local era "bonito" mas a picada para o Léua era muito quente.

José Maciel
ex-furriel miliciano da BTR 522

domingo, dezembro 03, 2006

O contador anda envergonhado
Já passámos as 4250 visitas

Como certamente sabem, o contador de visitas está alojado lá em baixo, mesmo au fuuuuuundo do blog. Mas, à semelhança do que tem acontecido com outros blogs, também o nosso contador sofreu um ataque de trangolomango.
Creio que a coisa é como as gripes: ataca, chateia um bocado mas depois passa. Pelo menos foi assim no Buraco da Fechadura (e noutros sítios).
Entretanto, para saberem como vai (ou não vai) isto de visitas, vão lá abaaaaixo ao contador e cliquem sobre a palavrinha STATS. Contornam assim a dificuldade. Porque, embora não seja visível, o contador está a trabalhar (até mesmo hoje, que é domingo!)

Z.O.
...até que enfim!...
Consegui apagar o meu curriculum

A coisa tinha um bocado de mau aspecto. Nunca ninguém comentou isso para comigo, mas não o fizeram creio que por delicadeza. Refiro-me ao inoportuno aparecimento do curriculum da minha vertente de caricaturista aqui na coluna ao lado direito. Por várias vezes expliquei que isso sucedia contra a minha vontade, por ditadura do computador, que clonava para aqui esse curriculum a partir de outros meus blogs.

Mas nada como uma mal encarada manhã de domingo para tentar encontrar a solução. Porque os computadores só são ditadores até certo ponto!

Zé Oliveira
(Coordenador do blog Lumege)