quinta-feira, maio 21, 2009

.
Na Biblioteca-Museu da República e Resistência
Memórias da Guerra Colonial


É na próxima quinta-feira dia 28, a partir das 19h00. Na Biblioteca-Museu República e Resistência, na Estrada de Benfica nº 419, Henrique Antunes Ferreira profere uma palestra integrada no 2.º Ciclo de Conferências «Memórias literárias da guerra colonial».


Jornalista, Romancista...
Henrique Antunes Ferreira, de quem se pode ler mais neste blog, é autor do romance "Morte na Picada", obra que se recomenda sem favor. Embora ficção, espelha com fidelidade os dois lados da guerra, uma fidelidade objectiva a que não será alheio o facto de Antunes Ferreira ser protagonista de uma longa carreira de jornalista, que culminou no lugar de chefe de redacção do Diário de Notícias.
Quem ainda não comprou o livro, talvez consiga comprá-lo no local da palestra.Trata-se de uma leitura obrigatória para quem viveu a experiência da guerra colonial.
.
...e Cartoonista

Também já falámos disso neste blog. Aliás, coube-nos o prazer de trazer à luz do dia a identidade do Rico, assinatura de muitos desenhos satíricos que bastante intrigava os investigadores da matéria, que não lhe encontravam o rasto... Mistério que o próprio cultivava.

Acima, vê-se o Rico (abreviatura de Henrique) a ser caricaturado na redacção do seu jornal A Palavra (que foi fundado em Luanda quando estávamos em Angola) por Fernando Gonçalves, aquele que desenhava o Zé da Fisga (no Miau, na Notícia, nos anúncios das pilhas Tudor, etc...) que rubricava com Nando.

Sem comentários: