domingo, agosto 21, 2011

23 de Agosto
Regressámos há 40 anos
A 23 de Agosto, faz 40 anos que a C. CAÇ 2544 do B. CAÇ 2878 chegou a Lisboa, regressando da sua comissão militar.
Havíamos partido a 12 de Julho de 1969.
Andámos pelo Leste de Angola (Lumege) e pelo Norte (Forte República) e, felizmente, regressámos todos vivos e com saúde.
Assinalando esta distância temporal de 40 anos (uma vida!), seguem 12 fotos dos últimos dias em Angola e regresso a Lisboa.
Convido para deixar comentários, quem como nós viveu estes momentos.
............Fernando Hipólito



Forte República. 17/07/1971 - Nove furriéis da C. Caç.2544 (falta o Zé Oliveira, que não chegou a conhecer Forte República, por ter partido cedo em missão de serviço para a CCS).



Campo militar do Grafanil (Luanda), 10/08/1971. Desfile da C.Caç. 2544. (Infelizmente, já não estão entre nós os dois extremos da frente: alferes Joaquim Barata Rafael (à esquerda) e 1º sargento Susana Cordeiro (o mais alto, à direita).

Luanda, 10/08/1971 - O Vera Cruz no cais. Foi o paquete que nos havia transportado para lá e nos trouxe de regresso.

Luanda, 11/08/1971 - cais.



Luanda, 11/08/1971. O Quitexe rebocando o Vera Cruz.



Luanda, 11/08/1971 - Para trás, ficava o cais de Luanda.



Ilha da Madeira, 21/08/1971. Autorizada a saída do barco para um dia de visita à ilha, enquanto desenbarcava uma companhia madeirense. Algumas dezenas de militares (ao nível de Batalhão) haviam-se organizado para uma excursão pela ilha, em dois autocarros previamente alugados.


Ilha Terceira, 22/08/1971 - Não autorizada a saída.




Lisboa, 23/08/1971 - Nascer do sol.


Lisboa, 23/08/1971 - Torre de Belém.




Lisboa, 23/08/1971 - Ponte Salazar (agora Ponte 25 de Abril).


Lisboa, 23/08/1971 - Cais de Alcântara.

segunda-feira, julho 18, 2011

Alô, Rui Moio

A sua caixa de mail não está a aceitar as nossas tentativas de resposta.

No essencial, respondo por aqui:
Não conheço a identidade das personalidades (na foto abaixo) que pede. O Fernando Hipólito, que veiculou texto e fotos, também não. Mas está em melhor posição do que eu para dar uma ajuda.

Confirme-nos o seu e-mail através deste endereço: oliveiraleiria(ARRROBA)gmail.com

sexta-feira, julho 15, 2011


Há 42 anos
Meus Amigos
Já lá vão 42 anos,desde a partida para Angola no famoso Vera Cruz.
Aqui vos deixo duas fotos desse dia.


Também vos deixo uma foto daqueles que constituiram as entidades mandatárias a nível civil e militar do Lumege, em julho de 1970, por ocasião das festas do Lumege.
Nesta foto, da esq./dir, o Administrador do Lumege, Governador do Distrito do Moxico, Cap. Tangarrinhas, filha do Gov.do Moxico e Padre do Luso.
Atrás; Esposa do Gov. do Moxico, esposa do Adm. do Lumege e irmã da esposa do Gov. do Moxico.
As fotos foram cedidas pelo Almeida.
Abraço
Hipolito

quarta-feira, julho 13, 2011

Desminagem do CFB
13-07-2011 19:33

Moxico
Equipas de desminagem supervisionam troço ferroviário Luena Luau

Luena - Duas equipas de desminagem estão efectuar actividades de supervisão nos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), desde o mês de Junho, nas localidades de Lumege, Léua, Mucussueji e Cafungo, província do Moxico.

O chefe de departamento do INAD, Adolfo Chipaca, que informou o facto à Angop, disse que os trabalhos de revisão permitirão a remoção de pedras para a reabilitação dos Caminhos-de-Ferro.

Explicou que o trabalho é contínuo na medida em que a reabilitação vai avançando, num percurso de 336 quilómetros.

Do Lobito (Benguela) ao Luau (Moxico) os caminhos-de-ferro têm um percurso de mil e 344 quilómetros. O CFB está ligado às redes ferroviárias da República Democrática do Congo e da Zâmbia, através desta última é possível chegar à cidade de Beira (Moçambique) e a Dar es Salaam, (Tanzânia).

Angop apurou que do Lobito ao Luena existem 67 estações ferroviárias passando pelas províncias do Huambo e Bié. Do Luena ao Luau existem 17 estações e duas pontes sobre os rios Lumege e Mucussueji (todas destruídas durante o conflito armado).

Notícia ANGOP

sexta-feira, junho 24, 2011

Obras várias no Lumege

(O texto seguinte é transcrição integral, ipsis verbis, de notícia da Angop difundida em 22-06-2011)
Cameia - O governador da província do Moxico, João Ernesto dos Santos "Liberdade", mostrou-se satisfeito com o grau de execução das obras sociais nas sedes municipais da Cameia e Léua.

A satisfação foi manifestada terça-feira durante visitas realizadas às distintas edificações em curso nas duas circunscrições, nas quais orientou aos empreiteiros a obedecerem os parâmetros acordados nos contractos assinados.

Das obras visitadas na vila de Lumege, sede municipal da Cameia (102 quilómetros do Luena), destaca-se a casa dos serviços de identificação, instalações para os emissores repetidores da Rádio Nacional de Angola (RNA) e da Televisão Pública de Angola (TPA), casa das mulheres gestantes, campo multiuso, duas escolas de cinco e três salas de aulas.

No município do Léua (62 quilómetros da cidade capital do Luena) inteirou-se das construções e reabilitação do comando municipal da Polícia Nacional, terraplanagem de ruas, sistema de distribuição de energia eléctrica, repartição municipal da educação, ponte sobre o rio Chonga e escola T4.

Na localidade do Luculo (22 quilómetros da vila do Léua) visitou os projectos de urbanização em execução, nomeadamente a construção de um posto de saúde, uma residência para professores e enfermeiros.

Na sua deslocação às duas municipalidades, o governante se fez acompanhar de membros do executivo local e reuniu-se, em separado, com os membros das respectivas administrações municipais, de quem auscultou as preocupações e baixou orientações necessárias.

quarta-feira, junho 01, 2011

Faleceu o Cor. Carvalho Fernandes


Faleceu na tarde do passado sábado, dia 28 de Maio, o Coronel José Alves de Carvalho Fernandes. Contava 88 anos, residia em Setúbal na Av. Jaime Cortesão, e fora comandante do nosso Batalhão (B.Caç.2878) com o posto de tenente-coronel.
Foi ele quem escolheu, para símbolo do nosso batalhão, o elefante branco. Na tradição africana, ele é sinal de sorte.
O emblema que ostentámos nos nossos braços, foi desenhado por um seu filho, nessa altura estudante de arquitectura. Também tinha uma filha a estudar em Belas Artes.

Carvalho Fernandes nascera em 2 de Setembro de 1922.

Apresentamos condolências à família.

sábado, abril 09, 2011


CONFRATERNIZAÇÃO da C.Caç.2544


Caríssimos ex-militares da nossa Companhia.
Vai realizar-se mais um almoço de confraternização, neste ano de 2011, quando comemoramos o 40º, após o nosso regresso.
Para tal, e por ser uma data especial, foi da vontade dos organizadores, privilegiar os residentes no interior do País, uma vez que, em todos estes anos depois de termos regressado, sempre, ou quase sempre, se deu preferência a localidades pouco distantes da orla marítima.
Como todos temos conhecimento, há muitos dos nossos amigos, ex-combatentes, oriundos do interior, que não compareciam, por esta ou aquela razão mas, e sobretudo pelas grandes deslocações que teriam de efectuar. Tentamos esta solução para, quem sabe, ver alguns que raramente, ou mesmo nunca apareceram. Sabemos que, mesmo assim, não daremos satisfação a todos, mas, noutras futuras confraternizações, as organizações tentarão dar continuidade à descentralização contrariando a orientação que sustentou convívios passados.

No "Albertino", em Folgosinho



Este ano, o nosso convívio será na SERRA DA ESTRELA, mais propriamente em FOLGOSINHO. Temos previsto e, tal como ficou definido, que este ano se realizaria no último sábado de Maio, dia 28.
Assim sendo, teremos a mesa posta na, Quinta do ALBERTINO em FOLGOSINHO.
GPS : Latitude 40°30'37.91"N
Longitude 7°30'49.30"W

Para lá chegar, e para quem não tem GPS:

Indo do Norte:
A1 até Albergaria, saída para a A25 em direcção a Vilar Formoso, sair para Fornos de Algodres e tomar a direcção de Gouveia. Passagem em Vila Franca da Serra (terra do Jerónimo) e seguir em direcção a Folgosinho. Antes de chegar à aldeia, na subida à esquerda, encontrarão a Quinta do Albertino.

Indo do Sul:
Seguir A1, saída para A23 direcção Abrantes, Guarda. Aqui, tomar a A25 direcção a Aveiro, até à saída para Fornos de Algodres e, etc,etc.

Se preferirem: A1 devendo sair para a A25 em direcção a Viseu, Vilar Formoso, saindo para Fornos de Algodres e, depois, o que acima se diz.

Façam BOA VIAGEM Tragam apetite, deixem a dieta em casa e venham saborear a gastronomia da Serra da Estrela.


A EMENTA FOI SUPRIMIDA, POR NOS TER CHEGADO DESCONFIGURADA, IMPOSSÍVEL DE RECONSTITUÍR

CUSTO POR PARTICIPANTE € 25,00

Envia, até 15 de Maio, os valores correspondentes ao número de participantes para:
Cheque para;

ANTÓNIO DIAMANTINO ROCHA
Rua da Columbófila, 25
4505-266 FIÃES

ou Transferência ou depósito para: CGD NIB 0035 0302 0000 6871 90059
Para mais informações contactar:
Ex-Escrita SANTOS - 91 9294712
Ex-Furriel ROCHA - 96 6014353 e-mail : diamantinorocha@gmail.com

COMPARECE
ESPERAMOS POR TI