domingo, agosto 29, 2010

(Notícia Angop com data de hoje)
Hospital inaugurado ontem
Médicos do Lumege são chineses

Luena - O município da Cameia ganhou, sábado, uma unidade hospitalar, inaugurada pelo vice-governador para área técnica e organização, Mário Salomão, no âmbito dos 68 anos do nascimento do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

O hospital conta com um banco de urgência, sala de cirurgia, sala de partos, consulta externa, bloco operatório equipado, farmácia entre outros serviços sanitários.

A unidade hospitalar com capacidade de 55 camas será assegurada por dois médicos de nacionalidade chinesa e auxiliados por 15 técnicos da saúde.

Para o director do centro hospitalar, Moisés dos Santos, este constitui um ganho para a população do município que deixará de recorrer aos postos privados, que em alguns casos sem a melhor prestação de serviços.

Com sede na vila de Lumege, Cameia é um dos nove municípios do Moxico e apresenta como patologias mais frequentes as doenças diarreicas agudas, malária, infecções respiratórias e de transmissão sexual.

A circunscrição está situada a 102 quilómetros do Luena, tem uma população estimada em cerca de 31.331 habitantes na sua maioria camponesa.