domingo, junho 21, 2009

A crónica quase autêntica
C.Caç. 2544 confraternizou em Buarcos

Em cima: Freitas, Pinheiro, Escrita, Matos, Tangarrinhas, Cardoso, Américo, Leal, Castro, Correia, Abílio, Vieira, Maia e Fragoso; Em baixo: Figueira, Baptista, Oliveira, Numídio, Santos, Alho, Almeida, Fernando, Machado, Barandas, Rocha e Hipólito

O Hipólito diz que o almoço de confraternização/2009 da C.Caç.2544 foi em Buarcos, ali um nadinha a norte da praia da Figueira da Foz, e eu, que não estive lá, até acrediro (porque o mentiroso sou eu, não é o Hipólito). Agora o que me baralha um bocado, é que ele diz que a coisa decorreu no restaurante Metinha 3, mas, se acreditarmos na foto, a confraternização aconteceu no Cameia Bar.

Segundo a crónica do bom malandro, "apesar de a crise afectar os ausentes, os presentes estão dispostos a acabar com a crise, para que os ausentes possam estar presentes". Diz ele. Mas isto é discurso de 30 de Maio e a crise continua. Porém até nem admira, porque isto é discurso em estilo político (aliás em pleno período de campanha eleitoral) e, para que não haja dúvidas quanto ao carácter político do discurso da crise, as mesas estavam fartas. O mentiroso sou eu, não as fotos.

Os oficiais estiveram a 100%, diz o cronista. E os furriéis a 40%. Não há estatística acerca dos restantes efectivos, mas pelos dados disponíveis pode concluír-se que a crise não é geral. Se as estatísticas não mentirem tanto como mentem as sondagens, não há crise ao nível da classe de oficiais.

Há mais de 15 anos que o alferes Almeida não participava nesta peleja gastronómica, conforme assinala o Fernando Hipólito, que acrescenta um "seja Benvindo", coisa que me confunde um bocado e, aliás, sendo uma afirmação de furriel do pelotão do alferes Almeida, cheira-me a insurreição; Por que carga de água há-de o homem ser Benvindo?!... Então a gente quando olha para ele não vê logo que ele tem cara de Almeida?!... Mas, escrevendo como deve ser escrito, aqui fica a saudação: Bem-vindo, alferes Almeida!

O 1º Pelotão liderou a quantidade de presenças, com oito elementos.

Já ficou marcada data para a próxima confraternização: 29 de Maio de 2010.
Se não houver alteração, o golpe de mão será na Pateira de Fermentelos.


A Nova Gente não mandou nenhuma equipa de reportagem.

A Vip também não se fez representar.

A revista Exame também cometeu o imperdoável lapso de não mandar repórter.

A TV Guia também não compareceu.

A Caras ignorou igualmente o acontecimento.
Não fazem ideia do que perderam!

Fica, assim, o exclusivo desta festa mundana integralmente por conta do Blog Lumege!

Entre o almoço e o lanche, o pessoal disputou uma partidinha de futebol de praia, que contou com o reforço muito especial de um jovem que na altura passava por ali, em trânsito de Inglaterra para Madrid.

Esta é a foto obtida antes do início do jogo.
Imaginem agora o que é que as revistas cor-de-rosa perderam!...

sábado, junho 20, 2009

Esta frase faz 40 anos de hoje a um mês:
"Um pequeno passo para mim, um grande salto para a Humanidade"

Completam-se de hoje a um mês 40 anos sobre a data do desembarque dos homens do B.Caç.2879 em Luanda, apeados do navio "Vera Cruz".

Completam-se de hoje a um mês 40 anos sobre a data do desembarque dos homens da primeira missão interplanetária na Lua, apeados da nave Apolo 11.

Curiosa a coincidência de verificarmos que a Luanda que nos recebeu começa o seu nome com o nome da Lua.


Para Neil Armstrong, "foi um pequeno passo para mim, um grande salto para a Humanidade".
Para a quase totalidade de nós, que pisávamos outro continente pela primeira vez, foi "o primeiro grande salto da nossa vida". Há 40 anos, a completar dentro de um mês.


Estas fotos, amavelmente enviadas pelo Almeida das Transmissões da CCS a partir dos EUA onde reside, reportam a confraternização da Companhia de Comando e Serviços ocorrida há poucos dias.

segunda-feira, junho 01, 2009

Obrigatório ouvir
Reflexão acerca dos tempos coloniais
Sem fazermos juízo de opinião, recomendamos vivamente que se ouça a edição do passado domingo do programa de Paulo Coelho na Antena-1 "Memórias Vivas".
Concorde-se ou não com o que ali é afirmado, a nossa opinião acerca da guerra colonial em que estivemos envolvidos não continua exactamente a mesma depois de ouvirmos o depoimento do almirante Nuno Vieira Matias.
Acerca de África propriamente, ele só fala nos últimos 30 minutos. Mas é importante que se ouça também o primeiro quarto de hora.
Excelente programa de rádio.
Aqui:
http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=3477
Se não entrar directo, procure "Memórias Vivas" e clique em [Audio WMA].