domingo, junho 29, 2008

Comentem mais!

Hoje, domingo e belo tempo para praia (ou para passeio pelo campo) pelo menos aqui por Portugal, apesar disso, e até meio da tarde já houve 8 visitas aqui ao blog "Lumege".

Duas visitas vieram de Lisboa e veio uma visita de cada uma das seguintes localidades: Marinha Grande, Belas, Barreiro, Leiria, Luanda (Angola), Neuvy-pailloux (França).
Mas ninguém deixou comentários; e seria interessante que o fizessem. No meu caso, verifico que aqui bem perto de mim, na Marinha Grande onde aliás estarei amanhã a partir das nove, alguém veio partilhar connosco aqui no blog.

Registem a vossa passagem! Falem-nos das razões que vos levaram a vir "conhecer" o Lumege!
Para deixar comentário, basta clicar aqui mesmo abaixo desta linha sobre a palavra verde comments.

sábado, junho 28, 2008

Chegou correio
Escreve-nos o Sr. Videira do Cameia Bar

As palavras seguintes foram deixadas em comentário em dois posts (de 31/7/06 e 21/4/06).
Retribuimos os votos e gostaríamos de, no próximo ano, poder abraçar o Sr. Videira e esposa (e filhos) no convívio da C.Caç.2544. A data e local de almoço já estão marcados, é a 30 de Maio na Figueira da Foz. Hoje em dia, de Seia à Figueira é uma viagem rápida que os filhos ajudarão a planear! Tem um ano para pensar nisso.
Segue a mensagem do Sr. Videira:

"Parabéns pela ideia do Blog, deste Ponto de Encontro!

Eu, António Videira e a minha esposa Adelaide Videira (os proprietários do Cameia Bar) estamos muito honrados com os vossos comentários.

Aproveitamos ainda a ocasião, para mandar um beijinho muito especial ao nosso afilhado “Nelito” Tavares, filho do Sr. Hostilio Tavares e a todos que connosco viveram num clima de fraternidade, e foi essa forma de viver em comunidade que mais saudades nos deixou…

Emocionamo-nos ao recordar as pessoas e os lugares, trazendo-nos à memória os tempos vividos…

A todos votos de muita saúde."

terça-feira, junho 24, 2008

Na Mealhada

C.Caç.2544 reuniu para almoço



Foram 23 os combatentes que...

...armados de facas e garfos...

...de pé ou sentados...

...seguiram a atitude exemplar do Comando...

...comendo e confraternizando.

Até as veteranas participaram nesta operação!

A alguns, chegava o gás mostarda ao nariz.

Outros jogavam de canto e à defesa!


E tudo acabou em bem, com o bolo cortado em 54 fatias, As mais gordinhas foram para os 23 combatentes e as restantes para os seus acompanhantes...

Para o ano há mais, a 30 de Maio na Figueira da Foz.

------------------
CONFIDENCIAL
------------------
Nem todos viram tudo durante a última confraternização da C.Caç.2544, mas a nossa câmara indiscreta esteve lá!








































Depois do telejornal
O ex-alferes Cardoso Hoje na RTP
O Alferes Cardoso, de quem se fala abaixo, intervém hoje num programa de televisão da RTP, depois do telejornal da noite.
A notícia foi obtida pelo Fernando Hipólito junto do ex-capitão Tangarrinhas no decurso do almoço de confraternização do passado sábado.
Trata-se de uma informação incompleta, que não refere programa nem canal de TV onde passa, mas a todo o momento introduziremos aqui novos pormenores.

domingo, junho 22, 2008

Chegou correio
O Alferes Cardoso

José Maciel deixou o seguinte comentário:
"Eu nao conheci o Alferes Cardoso. O Sargento Queirós (creio que substituiu o Alf Cardoso) esteve algumas vezes em Chafinda com o grupo de GE's, no início de 1971, quando da minha permanência naquele destacamento".

Tem razão, José Maciel. O Alferes Cardoso, que já tinha terminado a sua comissão militar obrigatória e continuou em funções mediante contrato que decorreu da sua reconhecida eficácia, sofreu ferimentos em combate. Foi, aliás, o único ferido que o seu grupo alguma vez sofrera. Foi substituído pelo sargento Queirós, que pertencera à companhia "Os Cobras" continuando no exército também ele contratado, situação excepcional.

J.O.
Para ler o texto abaixo, clicar sobre a imagem
O alferes Cardoso é este da foto acima. O que se reproduz é uma página do livro "Guerra Colonial - Um repórter em Angola", de Fernando Farinha (e Carlos de Matos Gomes), da Notícias Editorial.
Para evitar equívocos, completamos a frase que se pode ler por cima da foto:
"E nunca chegou ao fim de qualquer acção em que não tivesse apanhado material ou armamento".
Este livro reune reportagens de guerra que Fernando Farinha publicava regularmente na revista Notícia, cuja séde era em Luanda embora tivesse uma redacção em Lisboa (chefiada por Edite Soeiro) e outra em Lourenço Marques, capital de Moçambique.
A Notícia tinha uma particularidade interessante: Em Luanda, preparavam-se os fotolitos em triplicado, seguindo um conjunto deles por avião para Moçambique e outro para Lisboa, para que a revista fosse impressa simultaneamente nos três territórios.
Voltarei a falar de Fernando Farinha em breve.

sábado, junho 21, 2008

B.CAÇ.2878
CCS reuniu (ignoro onde, mas reuniu!)
.
Para ampliar, clicar sobre a foto
Eis dois momentos de um mesmo minuto do passado dia 14, quando a CCS do nosso Batalhão confraternizava. Onde? não sei. E passo a explicar:
Hoje, dia 21, reune com o mesmo objectivo a nossa C.Caç.2544. Não participo, por absoluta impossibilidade.
Como sabem, eu pertencia ao quadro orgânico da Quarenta e Quatro, mas passei a quase totalidade da comissão em serviçço na CCS.
Recebi atempadamente a informação da data e local da confraternizaçãoda 2544, mas nada recebi acerca da confraternização da CCS (devido a qualquer lapso que nem importa averiguar).
Há uns 15 dias, mais ou menos, telefonou-me o Pedro da Cantina para combinarmos a viagem juntos, pois ele mora a poucos quilómetros de distância de mim. Como eu apenas tinha recebido comunicação da confraternização da C.Caç.2544, confundi-me e, na minha cabeça, o Pedro "passou a ser" da companhia do Lumege. E respondi-lhe "não posso ir", mas estava a pensar na data de hoje, 21. E não pensei mais nisso.
Uma confusão do caraças!
Quando agora o Barrão Mendes me manda estas fotos, caio em mim! Olho para as caras e... é a CCS que está aqui reunida! Onde? Não faço ideia!
.
Pesar pela morte do jerónimo...

Escreve o Barrão Mendes: "li a notícia da morte do Jerónimo, fiquei bastante chocado, mas nada a fazer, é a ordem da vida."
.
...e regozijo pela participação do alf. Cardoso
.
Acrescenta o Barrão Mendes: "O almoço da CCS foi no passado fim-de-semana, pela primeira vez esteve presente o ex-alferes Cardoso".
Como se recoram, o alferes Cardoso comandava o GE 300 e ficou lendário pelo espírito de grupo que conseguiu criar com os seus homens, todos africanos.
Cheguei a acompanhar o GE 300 numa operação de cinco dias na zona do Cassai, a pedido meu, movido pela curiosidade de conhecer a actuação do grupo, ao mesmo tempo que ficava também a conhecer o modo de actuação profissional de um jornalista francês que estava a trabalhar para uma publicação da África do Sul. Chamava-se Claude Gilbert e estava em reportagem de guerra para a revista Scoppe.
.
José Oliveira

Nota:
O Alferes Cardoso parece-me ser o quarto da esq. para a dir. (de pé)

quinta-feira, junho 12, 2008

Vamos sobrevoar o Lumege!

A ideia de colocar aqui uma fotografia de satélite que mostrasse o Lumege foi do Hipólito, que me mandou o endereço electrónico de um geolocalizador. Tentei colocar aqui um link para o site que ele me indicou, mas acabei por usar outra fonte de informação: o www.maps.google.com. Talvez por já estar habituado a este e não conhecer o outro, este parece-me mais fácil de manobrar. Mas as fotos são as mesmas para ambos os sites, portanto vamos ter o mesmo resultado.
Instruções de voo:
1 - Clicar sobre as letras azuis que estão abaixo;
2 - Na imagem, escolher (lado direito, em cima) a opção "Satélite";
3 - Com o botão esquerdo do rato, subir o cursor (lado esquerdo, parece uma escada)até à penúltima posição;
4 - Para passear, arrastar a mãozinha (premindo o botão esquerdo do rato sem largar);

Para orientação, tenham em conta estes elementos que se identificam com facilidade: Linha de Caminho de Ferro, Igreja e pista de aviação.

Vamos lá então clicar sobre as letras verdes!

http://maps.google.com/maps?f=q&hl=pt-
PT&geocode=&q=Lumeje,+Moxico,+
Angola&ie=UTF8&ll=-11.554287,
20.781198&spn=0.008809,0.013218&t=
h&z=16&iwloc=addr



quarta-feira, junho 11, 2008

Luto na CCS do Batalhão
Faleceu o cripto Jerónimo

O Manuel Jerónimo, operador de cripto na CCS do nosso Batalhão, faleceu no passado dia 6 com 61 anos.
Fora operado a uma hérnia discal, conforme noticiámos. E, segundo declarações de uma das filhas ao blog "Leste de Angola", foi-lhe depois diagnosticado um tumor na coluna, que estava oculto aquando da intervenção à hérnia.
Foi a sepultar no dia 7 no cemitério de Pegões Velhos.
Foto e informações de "Leste de Angola"
Viva Angola!
Desde que este blog dispõe de localizador de visitas, tivemos hoje a primeira entrada de um web-leitor de Angola. Pois venham mais! E deixem os seus comentários!
Ponto de encontro
Chegou mais correio

Rocha e Abílio (ao fundo) na ponte sobre o Lumege
(Foto do álbum de Abílio Henriques)

A mensagem seguinte, que acaba de chegar, reporta-se a uma outra de Dulcídio Ribeiro que pode ser consultada em 8 de Março de 2007 (recorrendo ao Arquivo, coluna do lado direito, sob o título "Archive")

"Conheço muito bem o teu avô. Eu sou também do Lumeje. Sou neto do velho Santos Pais e estudei com teu primo Osvaldo no Internato Do Luso.

Sou o Cido. Tu não te deves lembrar de mim pois eras muito pequeno, mas conheço teu pai, tua mãe, tua avó, avô, Filomena, Lita, tuas tias, Julita, Belita Etc.

Beijos para elas todas.

............................Cido"


terça-feira, junho 10, 2008

Chegou correio

"Estou deveras emocionada... E tudo porque um amigo me enviou este vosso link, precisamente porque sabe o carinho que nutro pelo Lumeje... Só não sou natural do Lumeje, porque minha mãee teve, e por questões de deficiênncia, de deslocar-se para o Luena, ou Luso, para lá me dar à luz por cesariana...

As coisas lindas que já descobri aqui...

E vou só tentar colocar esta minha mensagem para ver se entra... Já que é a primeira vez que deixo uma mensagem num Blog deste género... mas se sair vou voltar... ai vou... vou... até porque tenho de dizer umas coisinhas a alguém que muito gosto..."
.................................Adelaide

Viva, Adelaide!
Conte-nos coisas acerca das recordações que tem do Lumege! Como vê, as mensagens chegam cá! Conte-nos que idade tinha quando lá estivemos! O que faziam os seus pais, enfim, o que quiser. Se lhe for mais fácil, pode usar este endereço:
Através dele, pode mesmo mandar fotos do Lumege que goste de ver publicadas. Só tem de ter a preocupação de escrever o endereço com o teclado, pois isso aí acima é uma imagem, não é um link (por uma questão de segurança).

Provavelmente saberá disso, mas existe muito mais material publicado no arquivo deste blog (na coluna do lado direito, sob o título "Archive").