segunda-feira, julho 28, 2008

Opinião Contributos para a história
A História necessita de perspectivas honestas

Escrito por Ayres Guerra Azancot de Menezes
Há um testemunho muito importante para a verdade histórica.
Não é fácil realizar uma pesquisa desta envergadura.
Não podemos deixar de apontar um certo subjectivismo pró-Viriato da parte do Dr. Edmundo Rocha por ter sido seu admirador real e fã e ter absorvido bons exemplos e ensinamentos. É um testemunho que terá cada vez mais valor pela pessoa do Viriato e pela coragem do DR. Edmundo Rocha em ter reconstituído parte da trajectória desta figura impar do nacionalismo Angolano.
A subjectividade por parte é redutora de certos realismos e declara ao longo desta exposição correntes ideológicas incompatíveis cujos contornos poderiam não ser reflexo de melhor visão estratégica para a o futuro do partido. Ainda é muito cedo e à medida que os anos vão passando os fatalismos têm que ser bem ponderados. Os subjectivismos aliados a jogos de poder condicionam muito as abordagens. Os favoritismos poíticos aliados a certas compensações de carácter literário muitas vezes denunciam jogos de contra poder que podem ser ajustados com o tempo. O maior ou menor contributo histórico deve resultar de perspectivas honestas. Só com o tempo e a confrontação de percursos dinâmicos de cada interveniente deste patamar se poderá postular sobre grandes teses.
A desonestidade aliada a recursos alternativos de sucesso bibliográficos e alianças, muitas vezes desvirtuam o verdadeiro carácter da honestidade histográfica. O ideal não será ajudar ou travar o percurso histórico dos correligionários para projectar livremente certas obras, mas sim permitir uma maior confrontação para enrriquecer e fortalecer o projecto comum. Desejando que outros livros ou memórias sejam rapidamente e honestamente publicadas, e que várias perspectivas sejam abordada para se poderem destrinçar também factores de ordem psico-sociais dos vários intervenientes.

Notas da Redacção

1 - O título é da responsabilidade do blog Lumege

2 - Este texto, como muitos outros de semelhante interesse, chegou-nos sob a forma de comentário inserido num post já antigo. Teria diminutas probabilidades de ser lido, se não fosse transferido para aqui, para a página principal do blog.
Foi inserido a 27 de Julho de 2008.

3 - Devido a incompatibilidades técnicas, o texto teve de ser re-escrito (por exemplo, a palavra "confrontação" aparece escrita "confrontação", problema que se repete de cada vez que surge uma palavra acentuada ou cedilhada. A conversão foi feita cuidadosamente, mas, apesar disso, pode ter existindo algum erro de conversão. Quanto ao mais, o texto foi transcrito ipsis verbis.

4 - Há mais textos que ainda não foram transcritos da zona de comentários, apenas por falta de tempo. Contamos não demorar muito mais a fazer isso. Se ficar prejudicada a sequência dos temas tratados, pedimos desculpa. Para diminuir esse incómodo, passaremos a encerrar cada texto com a referência da data de chagada.

2 comentários:

Zau Évua-Tomboco-Lufico-Quiximba-Quiende disse...

http://bcac2877.blogspot.com/
Com um abraço aqui lhes remeto a indicação de que publicamos uma foto do nosso regresso de Angola

Bras Goncalves/BCAC2877

Zau Évua-Tomboco-Lufico-Quiximba-Quiende disse...

http://bcac2877.blogspot.com/
Com um abraço aqui lhes remeto a indicação de que publicamos uma foto do nosso regresso de Angola

Bras Goncalves/BCAC2877