sexta-feira, julho 11, 2008

Do B.Caç.2877
Chegou correio

Na caixa dos comentários entrou hoje esta mensagem, enviada por um camarada do B.Caç.2877, que viajoun connosco para Angola no Vera Cruz:

"Aqui lhes deixamos um grande abraço de amizade e camaradagem.
Muitos fomos e regressamos. Infelizmente nem todos.
Tomamos a liberdade de colocar no post de 12de Julho 08 uma referência e a cópia da apresentação do vosso Blog.

Até sempre

Bras Gonçalves

As palavras com que o Brás Gonçalves termina a mensagem aí de cima referem-se ao texto que temos no cabeçalho de apresentação do nosso blog. Agradecemos a referência e a transcrição e retribuimos os cunprimentos.

Segue o texto que Brás Gonçalves publica em http://bcac2877.blogspot.com/. Assinalamos a verde o texto transcrito do blog "Lumege".


Aqui deixamos, em mais um ano passado, a recordação amarga do nosso embarque para Luanda a 12 de Julho de 1969.
Muitos dos que foram, não voltaram.
Muitos dos que voltaram, já não estão vivos para nos acompanharem.
De todos e para todos, aqui deixamos um grande abraço de amizade, de companheirismo que se gera, se sedimenta e perdura para sempre, quando nascido de tempos e momentos de grandes dificuldade e incertezas.
Assim foi a vida de todos nós, naqueles 2 anos, perdidos, na nossa vida.
Por mais que não queiramos, as recordações da passagem pela guerra deixa marcas que irão permanecer por todo o resto da nossa vida.
Os sons, os cheiros, as memórias, vão passando muitas vezes, como um filme, aos pedaços, sobre as nossas consciências.
Aparecem em qualquer momento, sem se saber porquê.
Vivem acumuladas, como o pó num velho sotão, que de quando em quando é visitado e limpo.
Rebuscamos e aqui deixamos, parte da apresentação do Blog da CCAC2544 que seguiu connosco no Vera Cruz.
Um grande abraço tambem para todos eles



O dia em que desembarcámos em Luanda está registado a letras de ouro na História da Humanidade. Porque foi o dia em que o Homem desembarcou na Lua! Depois do Grafanil, veio o Lumege e mais tarde o Forte República. Éramos a CCaç. 2544 do Batalhão de Caçadores 2878, jovens apanhados na curva serôdea do colonialismo. Não desejámos a Guerra Colonial, mas participámos nela. Com que proveito? O da amizade que construímos e mantemos.


Esta foto-legenda, publicada no Século de 13 de Julho de 1969, regista em curto texto e documenta fotograficamente o nosso embarque no Vera Cruz a caminho de Angola, justamente no dia que hoje, 12 de Julho, cumpre 39 anos.

Há exactamente dois anos, publicávamos a imagem desta mesma notícia graças ao esforço do Fernando Hipólito, que a recolheu durante pesquisa que fez na Hemeroteca Municipal de Lisboa. Obteve-a nessa altura do modo possível, ou seja: por fotocópia. Por isso, a inserção que então fizemos não tinha a melhor qualidade. Entretanto, e mercê de um post publicado ontem no blog http://bcac2877.blogspot.com, dos camaradas que fizeram connosco no mesmo embarque, é-nos agora possível editar o mesmo documento mas agora com a qualidade acrescida que permite o recorte autêntico.

A última linha do texto deste recorte foi restaurada pelo blog Lumege, pois apresentava apenas as cabeças das letras.

Para ler o texto do recorte, clicar sobre a imagem




Sem comentários: