quinta-feira, julho 27, 2006

Explicação (repetida)

Como coordenador deste blog vejo-me na obrigação de repetir uma explicação que já aqui dei:
Por uma questão de operacionalidade, este blog está alojado no login que possuo para outros espaços de internet. E, para interesse pessoal (profissional, se preferirem), tenho um curriculum inserido na página principal (acho que se chama templaite). E, como ainda não descobri como é que poderei limitar a sua publicação apenas a certos blogs, esse curriculum está a aparecer (automaticamente) em todos os que edito.

Peço a vossa compreensão.
Zé Oliveira
2 de Setembro
Mais uma confraternização da C.Caç 2544
O cenário já é conhecido de muitos de nós: o restaurante Moinho do Rouco, na aldeia das Cortes, Leiria, à sombra das árvores que marginam o Rio Lis a cerca de três quilómetros da sua nascente.

Depois de goradas as expectativas de um encontro no próprio RI-2 (Abrantes), por razões que já todos certamente conhecem (deve ter chegado recentemente explicação a casa de todos pelo correio e este blog também já explicou, conforme pode ler-se mais abaixo, em 7 de Julho), o programa foi reorganizado e o local teve de ser outro.


No próximo dia 2 de Setembro, regressaremos ao Moinho do Rouco, um restaurante que fica a três quilómetros e meio da cidade de Leiria, na aldeia das Cortes, a 500 metros da Casa Museu João Soares, pertencente à família de Mário Soares.




Estas imagens convidam-vos para a repetição da bela tarde ali passada há poucos anos.

Para os que se esqueceram do caminho (ou não vieram da outra vez que ali estivemos) lembramos que, chegados à cidade de Leiria, se devem encaminhar no sentido das Cortes. O restaurante não fica dentro da aldeia, mas sim junto à estrada principal, imediatamente a seguir à última cortada para as Cortes.

Encontro no Continente

Mas a explicação anterior serve apenas para os atrasados. Porque a concentração começa às 11 horas no hipermercado Continente, ponto facilmente acessível a todos e com facilidade de estacionamento.

Como chegar ao Continente

Quem vier de Sul pela A8, sai quando a auto-estrada termina. E, ao encaminhar-se para a cidade de Leiria, tem à sua direita o Continente, mal sai da A8.

Quem vier de Sul pelo IC-2 (ex EN 1) apercebe-se da proximidade da A8 e verificará que tem o Continente imediatamente a seguir, à sua direita. Antes de entrar na cidade de Leiria.

Quem vier do Norte, deve seguir as indicações que informam o caminho para a A8. Mas quando está quase a entrar na A8, verifica que tem o Continente à sua esquerda.

Quem tiver dificuldades, pode contactar o coordenador deste blog, que reside a cerca de 50 metros da saída da A8 e a 200 do Continente. Portanto, conhecendo bem a zona, pode fornecer orientações práticas. Portanto, os "perdidos" podem contactar Zé Oliveira pelo telemóvel 96 630 33 79 (era o Furriel do Jamba, lembram-se?)

Como participar

A organização da confraternização, que este ano está a cargo do Rocha e do Alho, pede que os interessados em participar façam o envio dos 15 euros do almoço (por cada pessoa) para:

António Diamantino Rocha,

Apartado 94

4505-266 FIÃES VFR

Seria interessante se este ano pudessemos contar com participantes que, não tendo sido militares, tiveram as suas vidas de algum modo ligadas à nossa passagem por Angola. É o caso de Fernanda Brásio e sua madrinha, da família Videira, etc.

Também esses (e outros) podem contactar a organização através do endereço acima ou mesmo através deste blog, deixando mensagem.

quarta-feira, julho 19, 2006

No Lumege
150 hectares de arroz
Cento e 50 hectares de terra estão preparados nas chanas do município de Lumege Cameia desde Abril do ano em curso, tendo em vista o lançamento de 18 mil toneladas de semente de arroz na próxima campanha agrícola. O responsável local da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Adelino Ramos disse na passada segunda-feira que a produção, a ser feita por camponeses organizados em duas associações, resulta da colheita realizada este ano, no âmbito do programa de multiplicação de sementes de arroz. Adelino Ramos disse que outros 150 hectares de terra foram igualmente preparados para a campanha agrícola, mas nestes serão cultivados mandioca, amendoim, milho, feijão, batata-doce e inhame. Os agricultores do Lumege Cameia enfrentam dificuldades pela falta de transporte para tirar os produtos cultivados do campo para a zona urbana.
O município de Lumege Cameia já foi tido como uma potência no abastecimento de arroz ao país.
Notícia de AngolaPress

domingo, julho 16, 2006

Postos Médicos e Escolas

Vinte e um postos de saúde e 18 salas de aulas serão inaugurados, este ano, no município de Lumeje-Cameia, para suprir as dificuldades que a população local enfrenta, disse hoje o Administrador Municipal, Nea Augusto.

A construção e reabilitação daquelas infra-estruturas é feita com base em recursos locais e conta com o apoio das autoridades tradicionais e população em geral. No sector de saúde, segundo afirmou Nea Augusto, para além da conclusão destes projectos, ainda em curso, o município necessitará de pelo menos de 50 técnicos, numa primeira fase, para juntar aos outros 54 enfermeiros já existentes para cobrir a rede sanitária. Uma ambulância e uma viatura de apoio aos serviços de saúde fazem parte da lista de necessidades daquele sector apontadas pelo administrador municipal.

O hospital municipal atende uma média de 50 a 80 pacientes nas consultas externas, com registos frequentes de malária, diarreias agudas, infecções respiratórias, gastrites, conjuntivites, sarna e infecções transmissíveis sexualmente.

No sector de educação considera que a conclusão da construção das novas salas de aulas vai permitir enquadrar no próximo ano lectivo, os três mil e 500 alunos em idade escolar que ficaram este ano fora do sistema normal de ensino. Adiantou que o município necerssita de 70 quadros docentes para cobrir a rede escolar em toda a sua extensão.
Lumeje volta a consumir água potável
A população da sede municipal de Lumeje-Cameia voltará este mês a consumir água potável, depois de superada a avaria no sistema de abastecimento. Para a resolução do problema, o governo angolano contratou uma empresa portuguesa denominada "Kalipre", que vai reabilitar a rede de distribuição de água àquela nossa conhecida localidade.

Obras do mesmo género serão também efectuadas este mês, na cidade do Luena (Luso) pela mesma empresa portuguesa.

A vila de Lumeje já beneficia de iluminação pública garantida por um gerador de 500 kva e este ano a rede será extensiva aos bairros periféricos, com a montagem de cabinas e renovação de cabos eléctricos que datam desde o período colonial.

Em notícia de AngolaPress, pode também ler-se que João Ernesto dos Santos "Liberdade" lamentou a degradação das estradas que ligam a cidade do Luena às sedes municipais, o que dificulta a transportação de combustíveis e lubrificantes. Recordemos que o funcionamento do Caminho de Ferro de Benguela ainda não foi restabelecido.
Raiva mata no Lumege

Duas pessoas morreram em Junho no município de Lumeje-Cameia, vítimas de mordeduras de cães raivosos, disse segundo declarações do responsável de Saúde naquela localidade, Valeriano Mucanda ao jornal electrónico AngolaPress.

As vítimas eram mãe e filho, e no mesmo período foram registados três outros casos sem provocar óbitos.

Mucanda mostrou-se preocupado com a falta de vacinas anti-rábica que se faz sentir no município, o que faz com que as pessoas mordidas sejam apenas tratadas com raízes e folhas de plantas silvestres. E alertou para a existência na sede municipal do Lumege de um número indeterminado de cães não imunizados, circulando à solta nas principais artérias da localidade, que poderão aumentar os casos de mordeduras nos próximos tempos. Solicitou o envio urgente de vacinas contra raiva, com vista prevenir e tratar as pessoas afectadas.
Apelo à colaboração

Este blog necessita de ser redinamizado.
O coordenador possui um acervo razoável de imagens que são um repositório fotográfico dos idos tempos da nossa passagem pelo Leste de Angola, mas faltam textos que enquadrem essas fotos.

Venham essas memórias!
Sem traumas!
Projecto agrícola no Lumege

No passado dia 10, o governador da província do Moxico visitou um projecto agrícola pertencente a uma associação de camponeses no município de Lumeje-Cameia, que já preparou quatro hectares de terra para cultivar mandioca, feijão, milho, batata-doce, banana, ginguba, na campanha agrícola que se avizinha.

Segundo declarações do governador, João Ernesto dos Santos "Liberdade", o governo vai continuar a empenhar-se activamente no processo de combate à fome e pobreza.

Para o efeito, referiu, serão incrementadas outras iniciativas para dinamizar o funcionamento do sector da agricultura, que vão desde o enquadramento e formação de quadros, assim como apoios em meios técnicos para permitir uma intervenção mais abrangente. Para o êxito da empreitada, João dos Santos garantiu que o seu governo vai reforçar a politica implementada a nível de todos os municípios que compõem a província do Moxico, visando o aumento da produção e melhorar o sistema da circulação de produtos do campo para cidade e vice-versa, bem como de apoio ao sector empresarial. Para a presente campanha agrícola, adiantou, o governo tem como prioridade a realização de projectos de multiplicação de sementes de arroz, milho, estacas de mandioca, cujos resultados são animadores no seio de camponeses. "Liberdade" satisfeito, com o resultado da colheita de diversos produtos do campo a nível da província, na presente época agrícola, louvou a iniciativa da população que tem contribuído na materialização das orientações do governo no âmbito do programa de combate a fome, miséria e pobreza.

segunda-feira, julho 10, 2006

Obras no Lumege

O Governador Provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos "Liberdade", mostrou-se ontem, domingo, satisfeito com o grau de execução das obras de construção e reabilitação de infra-estruturas sociais em curso nos municípios do Leua e Lumege-Cameia.

No município do Lumege-Cameia, ultima fase desta deslocação, o governador viu as obras de construção de raiz de uma escola do I nível, com três turmas e de reabilitação dos sistemas de fornecimento de energia eléctrica e água potável.

O governador, que falava no termo de uma visita de ajuda e controlo efectuado naquelas localidades, salientou que as obras, realizadas no âmbito do programa de aumento e melhoramento dos serviços básicos as populações, correm a bom ritmo. No Léua, a primeira paragem, João Ernesto "Liberdade" visitou, na comuna de Liangongo, os trabalhos de construção de raiz de uma escola do primeiro nível, com três salas de aulas, para albergar mais de 300 crianças, que estudam por baixo das árvores. A escola, primeira a ser erguida na circunscrição de Liangongo, cujos trabalhos, a cargo da empresa de construção civil "Pérola LDA", tiveram inicio em Maio último e terminam em Setembro. Ainda no Léua, foi constatado o andamento das obras de reabilitação e apetrechamento do hospital municipal e o sistema de captação e tratamento de água potável, a cargo da empresa Portuguesa "Kalipre", que se encontram em fase avançada.
(Informação de AngolaPress)

Salários em atraso vão ser pagos
Os funcionários da Saúde e educação nos municípios de Lumeje-Cameiado, Alto-Zambeze, Bundas, e Moxico (sede) vão receber nos próximos dias os seus salários em atraso referentes aos meses de Março a Junho deste ano. A garantia foi dada hoje pelo Governador Provincial do Moxico, João Ernesto dos santos "Liberdade", assegurando que a Delegação Provincial das Finanças já tem as contas regularizadas para o levantamento do valor correspondente. Em relação ao efectivo do sector da Educação, serão pagos apenas os salários em atraso de dois meses, Maio e Junho de 2006, indicou. João Ernesto dos Santos justificou que o atraso de pagamento de salários se deveu ao ingresso do novo pessoal nestes sectores (saúde e educação), o que criou constrangimentos que acabam de ser reajustados no fundo salarial da província. O governador esclareceu que os salários não foram pagos antes porque faltava a cobertura orçamental e os parcelares foram actualizados e adicionados na conta da província, pelo Ministério das Finanças no mês passado.
(Informação de AngolaPress)

sexta-feira, julho 07, 2006

Confraternização de 2 de Setembro, que esteve programada para ser no próprio quartel do RI-2, poderá não se realizar este ano.

Chegou a estar aqui divulgado, durante algumas horas, o seguinte: "O comando do Regimento de Infantaria 2 (Abrantes) vai passar a albergar um Regimento de Cavalaria.
Isso implica uma mudança de Comando, de onde decorre que o actual Comandante tenha cancelado a autorização que concedera para o nosso almoço de confraternização dentro do próprio quartel".

Mais adiante, dizia-se: "A data de confraternização mantém-se, mas o local terá, quase de certeza, de ser outro." Em boa verdade, e através do Abílio Henriques, este blog acaba de saber que ainda não está garantido se haverá este ano a habitual jornada de confraternização. No RI-2 ou noutro local.

Continuamos a afirmar o que aqui se disse há poucas horas: "Contamos com a Fernanda Brásio e o filho do sr. Videira (quem sabe se com os pais!) para a nossa confraternização". Este ano, se houver. E / Ou nos próximos!
Fernanda Brásio a caminho de Portugal

Lembram-se de Fernanda Brásio, do Lumege, que este blog ajudou a encontrar a madrinha que já não via desde os ses distantes tempos de criança?
Fernanda acaba de nos contactar lamentando a falta de actualização do blog (é a falta de tempo e a falta de colaborações, Fernanda!) e informando que partiu ontem desde a Bélgica onde reside com a família, para uma visita a Portugal incluindo visitas a amigos em França e em Espanha.
Boa viagem, Fernanda!
Comissão Multi-sectorial para todo o território angolano
Protecção à fauna e flora, também no Lumege
Esteve ontem (6 de Julho) no Lumege-Cameia (e também nos municípios dos Bundas, Luchazes, Alto-Zambeze e Luau) uma delegação da Comissão Multi-sectorial para o diagnóstico da flora e a fauna que pretente avaliar o impacto causado na fauna e flora pela acção da caça à fauna selvagem.
A delegação pretende definir medidas necessárias à preservação e utilização racional desses recursos, por parte da população. O coordenador da referida comissão, Joaquim Duarte Gomes, mostrou-se preocupado pelo facto de em determinadas áreas da província, os caçadores furtivos realizarem o abate indiscriminado de animais e a destruição de arvores, transgredindo assim as orientações estipuladas pelo governo. Desencorajou a atitude de alguns cidadãos que nesta época seca (cacimbo) se dedicam à queima da flora, perigando a vida das espécies animais, bem como afecta negativamente o meio ambiente. Joaquim Gomes reconheceu que a falta de gás butano, resultante das dificuldades de transportação do produto à região, está na base da opção pela população do uso do carvão como fonte de energia para satisfazer as suas necessidades. Segundo ele, a comissão vai colaborar com as entidades do governo e autoridades tradicionais, na proposta das medidas necessárias à preservação e utilização racional, sustentável e segura dos recursos da fauna e da flora na locais. Quarta-feira a comissão composta por representantes dos ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Urbanismo e Ambiente, da Defesa Nacional e do Interior, trabalhou na comuna de Lucusse, na povoação de Luxia e Mercados informais da cidade do Luena. A comissão manteve encontros separados com o governador provincial em exercício, Mário Salomão, Comandantes da 3º Região Militar e da Polícia Nacional.
A protecção da Fauna e da flora constitui prioridade do governo.
No distrito do Moxico, houve 191 crimes em três meses
Só dois crimes no Lumege

Lumege-Cameia, Luacano e Lua com dois crimes cada durante o segundo trimestre deste ano, apresentando assim o mais baixo índice de criminalidade do Distrito.
O município sede (Moxico) lidera a lista com 159.
A informação, prestada à agência Angop pelo Comando Provincial da Policia Nacional no Moxico(que bebemos do jornal digital AngolaPress), regista que em igual período anterior tunham sido registados 193 casos.
Estes delitos resultaram na detenção de 203 indivíduos, dos quais cinco funcionários do Ministério do Interior, 11 estudantes, 13 membros das Forças Armadas Angolanas (FAA) e 144 desocupados. O documento refere que do total de crimes, 175 foram esclarecidos, o que corresponde a 92 por cento. Dos delitos registados, a nota da polícia destaca ofensas corporais com 101 casos, furtos com 46, crimes de natureza económica 26 e contra a ordem e tranquilidade pública 18. Luau 12, Alto-Zambeze seis. Kamanongue cinco. Bundas três. Os principais alvos de roubos foram as motorizadas, telemóveis, electrodomésticos, bens alimentares e materiais de construção. A nota aponta que a crença ao feiticismo, questões passionais, justiça por mãos próprias e o fraco poder económico da população, são as causas que estiveram na base dos crimes relatados.